22 de outubro de 2013

O charme das construções em madeira

Fonte
Quem nunca se pegou encantado(a) com uma construção feita toda em madeira? Pois é! A aplicação deste tipo de tecnologia construtiva requer certas cuidados.

Aqui no Brasil é muito comum ver a madeira ser usada em estrutura de coberta, pontes, passarelas, esquadrias, pela indústria moveleira e como elementos decorativos. Ainda existe certo receio quando o assunto é construção em madeira. Acredito que isto se deve ao desconhecimento das propriedades da madeira, à falta de mão-de-obra especializada e à escassez de projetos que sugerem esta tecnologia.

Para facilitar, listei algumas vantagens e desvantagens do uso de madeira na construção civil.

1. Vantagens:

- Resistência ao fogo. Por incrível que pareça ela tem um aspecto interessante em relação ao comportamento diante do fogo. O problema é a inflamabilidade. Mas, quando em contato com altas temperaturas provavelmente terá maior resistência que o aço, porque a resistência não se altera sob altas temperaturas. Ou seja, em caso de incêndio ela pode propagar o fogo, mas em contrapartida suportará a ação do fogo em alta temperatura durante um período de tempo maior.

- Isolante térmico e acústico. São mais comuns em regiões onde o clima é mais frio. No caso do Brasil que tem uma diversidade de climas, pode ser mais usada em algumas regiões do que em outras. Embora que, dependendo do sistema de aberturas utilizado, uma casa de madeira pode ser bem aproveitada tanto no inverno quanto no verão.

- Durabilidade. Ao contrário da crença popular, uma construção de madeira é tão durável quanto qualquer outra. A diferença está na qualidade do material empregado. Quando construída a partir de madeira de boa qualidade, uma casa deste tipo não apresentará problemas de durabilidade.

- Baixo custo. Em alguns casos, o valor pode ser mais da metade menor do que o gasto que se teria com uma construção de alvenaria. Até com revestimento é possível economizar.

- Tempo de execução. Como a tecnologia é de montagem, o tempo de obra é menor.

- Renovável. Com as práticas de reflorestamento ó possível fazer uso deste recurso causar grande danos à natureza. Sem contar a madeira também pode ser reaproveitada de uma construção para outra. É possível transformar uma antiga escada em um deck, por exemplo.

- Produtos no mercado. Hoje, existem muitos produtos que ajudam a proteger a madeira da ação de insetos, sol e umidade.

- Disponibilidade no Brasil. As madeiras brasileiras mais usadas para estrutura demonstram alta resistência, como é o caso do Ipê, Jatobá e Maçaranduba.

2. Desvantagens:

- Disponibilidade de matéria-prima. Existem regiões nas quais um determinado tipo de madeira não é muito comum e isso pode dificultar ou encarecer a obra.

- Manutenção. Como a madeira não combina com umidade é interessante fazer um tratamento antes do uso e manter uma regularidade na manutenção.

- Ruídos. Algumas construções podem apresentar rangidos.

- Terreno. O solo do terreno onde será construída a casa de madeira requer um tratamento químico para não ficar vulnerável ao cupim.

Casa na Nova Zelândia. Os arquitetos Lance e Nicola Herbst optaram pelo desenho enxuto e a implantação numa clareira. Encontre outros projetos que seguem a mesma linha aqui.
Finalizando, acho que optar por construções de madeira ao invés de alvenaria (por exemplo) pode ser muito interessante dependendo do objetivo. A questão é saber dosar e ver até onde é possível ir. Verificar custos, o clima, o tema a ser desenvolvido e todas as particularidades envolvidas no sistema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado pela proprietária do blog e será exibido nesta página. Obrigada!