3 de setembro de 2013

Tipos de grama


Além de ser um tipo de vegetação que recobre grande parte nos jardins, uma grama bem cuidada causa certo impacto e valoriza muito um espaço, seja ele interno ou externo. Ajuda a destacar as plantas ornamentais. Selecionar a grama ideal pode parecer tarefa simples, mas não é! Exige certo cuidado identificar a grama ideal para cada tipo de projeto paisagístico. Existem diferentes tipos de gramíneas diferentes à disposição no mercado e além dela funcionar como grandes tapetes verdes, a escolha do tipo certo vai além de questões estéticas.

Para conhecer melhor os tipos mais usados, selecionei os seguintes:

1. A Zoysia japônica ou esmeralda tem folhas estreitas, pontiagudas, de cor verde-esmeralda. Essa é a variedade de grama mais produzida e comercializada no Brasil. Uso: razoavelmente resistente ao pisoteio, é indicada para uso em jardins residenciais, condomínios e playgrounds. Não deve ser utilizada em locais de tráfego intenso, nem em áreas sombreadas.

Esmeralda

2. Cynodon Dactylon ou bermudas apresenta alta resistência ao pisoteio e é de rápida recuperação após danos. Caracteriza-se pela folhagem de textura fina e pela formação de gramados densos. Usos: é indicada para uso em áreas esportivas (campos de golfe e de futebol, principalmente).


Bermudas.

3. Axonopus compressus ou Grama-de-são-carlos é também conhecida como grama curitibana e grama-tapete. Possui folhas largas, lisas, de cor verde intensa. Adapta-se bem a locais de meia sombra e de sol pleno. Tolera também locais úmidos e frios. Usos: é indicada para jardins públicos, residências, sítios e fazendas.

São Carlos

4. Paspalum notatum ou batatais é um tipo rústico e de fácil adaptação. A grama batatais tem folhas longas, firmes, de coloração verde-clara. O cultivo pode ser feito até mesmo em solos mais pobres. Mas não deve ser empregada em áreas à sombra ou meia-sombra. Usos: pode ser utilizada em campos de futebol, jardins públicos e locais com tráfego intenso, devido à sua resistência. Indicada também para cobertura de aterros.

Batatais

5. Zoysia tenuifolia ou Coreana é também conhecida como grama japonesa. Tem folhas muito estreitas, pequenas e pontiagudas. Deve ser aparada sempre que alcançar dois centímetros e cultivada a pleno sol e em solos férteis. Usos: é própria para jardins residenciais e condomínios.

Coreana

6. Preta (Ophiopogon japonicus): a grama preta não é uma gramínea, mas é muito utilizada para forração em áreas sombreadas. Não suporta o pisoteio, mas, em compensação, não necessita ser aparada. É comumente utilizada nas bordas dos jardins. Pode ser encontrada também nas versões de folhas verde-amareladas, e anã, de porte muito baixo.

Grama preta.

Todas as imagens foram encontradas aqui.


Legal não é? Espero ter ajudado! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado pela proprietária do blog e será exibido nesta página. Obrigada!