17 de abril de 2015

Capacetes de obra

Fonte: www.safe-zone.me
Já mostrei aqui a importância do uso do EPI. Trago hoje um equipamento de proteção individual que deve ser utilizado por qualquer pessoa que esteja dentro de uma obra de construção civil, o capacete.

Fonte: www.engenhariae.com.br
Quanto à sua composição, ele é produzido à partir do polietileno de alta densidade e deve atender as normas NR06 (sobre EPI) e NBR – 8221 (procedimento de fiscalização - capacete de segurança para uso na indústria). Ambas referem-se à proteção do usuário do equipamento. Vale ressaltar que as exigências são para capacetes em geral. Segue modelo com as especificações contidas nas normas.

Fonte: www.engenhariae.com.br
Quanto aos detalhes estéticos, como quantidade de ranhuras e cores, não existe nenhum documento oficial relacionando as cores dos capacetes às funções específicas dentro de uma empresa e/ou obra (pelo menos não até onde eu tenha conhecimento). Geralmente cada empresa determina as cores desse EPI de acordo com sua organização. Neste caso, o importante é estas informações sejam divulgadas entre colaboradores, clientes e funcionários.

Geralmente as empresas adotam a seguintes cores:



Já outras adotam, incluindo aqui em Arapiraca:

Engenheiros e Arquitetos = Capacete Branco de três ranhuras.
Técnicos, estagiários e pessoal administrativo = Capacete branco de uma ranhura.
Mestres-de-obras = Capacete azul

Operários = Capacete verde

Fonte: ewertonsouzaarquitetura.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado pela proprietária do blog e será exibido nesta página. Obrigada!