Acústica



E quem disse que tratamento acústico só é usado em teatros, salas de cinema, estúdio, auditórios e igrejas? O pensamento sobre acústica e sua aplicação ultrapassou esses espaços e passou a incorporar-se ao dia-a-dia de todos.

É possível conversar tranquilamente em um restaurante com outra pessoa sem que todos ouçam, mudar os móveis do apartamento sem que o vizinho de baixo se incomode com o ruído, estudar no quarto com a porta aberta sem se distrair com o som da TV que está na sala ou mesmo assistir ao filme preferido no home theater de casa sem atrapalhar o momento de estudo das crianças.

O som apresenta comportamentos diferenciados quando estão em ambientes fechados ou ao ar livre. Quando uma onda sonora atinge uma parede ou outro tipo de obstáculo, parte da energia que incide é refletida, parte é dissipara pelo obstáculo e a parte restante atravessa transmitindo-se através do meio adjacente.

A função do projeto acústico é reunir diversos conceitos relacionados à defesa e controle dos sons. Baseando-se na arte e na ciência de oferecer tratamentos adequados para as edificações a fim de se obter isolamento necessário e oferecer boas condições de audibilidade em seu interior.

A acústica usada na prevenção do ruído reduz ou elimina o contato com sons indesejáveis para usuários de um determinado recinto, sejam eles sons internos ou externos ao ambiente. Já como método de controle dos sons no recinto trata o interior dos ambientes melhorando suas condições auditivas. Os dois métodos se completam e podem garantir bons resultados se pensados em conjunto desde a fase de concepção inicial de cada projeto.

Para que o ambiente tenha uma acústica que funcione adequadamente também se faz necessário conhecer as propriedades acústicas de cada material empregado na construção, suas formas, disposições e tamanhos. Além de normas e critérios que regulamentam os limites aceitáveis de ruídos por tipologia construtiva e ambiente.

Acústica arquitetônica é um dos vértices que compõe os estudos de conforto ambiental. O tema é fascinante e foi abordado no meu TFG. Fiz um estudo das condições acústicas de salas de aula tendo como estudo de caso o Campus UFAL Arapiraca e uma das soluções adotadas foi o painel vibrante.

O Painel ou placa vibrante é super-recomendado quando a audibilidade do som fica comprometida em baixas frequências. A modelagem pode ser da mais simples e econômica à mais sofisticada e de custo elevado. 

O painel vibrante foi uma das sugestões adotadas pelo meu TFG. O material apresentado foi a placa de compensado.

 No decorrer dos posts irei falando mais sobre o fascinante mundo da acústica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado pela proprietária do blog e será exibido nesta página. Obrigada!