7 de julho de 2014

Mobiliário para Serviço e DCE



Geralmente as áreas de apoio são menores em relação aos demais ambientes de uma edificação, seja ela residência, escritório ou clínica médica. E não é por terem área reduzida que merecem menos zelo. É importante estar atento(a) às condições de conforto dos usuários destes espaços. Justamente por se tratarem de cômodos pequenos, é necessário que estejam bem iluminados, ventilados e que o mobiliário seja prático e aproveite ao máximo os espaços disponíveis.

Para a dependência completa de empregado(a) doméstico(a) em residências unifamiliares não existe uma regulamentação específica (se souber de alguma, favor me avisar) quando ao seu dimensionamento. Geralmente depende de cada município, que tem em seu Código de Obras e Edificações a definição da área mínima que deve ser destinada à estes ambientes.

Dependendo do município, as áreas mínimas variam entre 6 e 9m². No caso da cidade onde moro, o Código não aborda este assunto. (Ver Código de Obras e Edificações de Arapiraca). De modo geral, um DCE não exige muito em termos de área e sim de conforto.

Às vezes, nos preocupamos em planejar móveis para as áreas sociais e de lazer da casa e acabamos deixando um pouco de lado (ou por último) as áreas de serviço. Não foi o que aconteceu com este projeto. Os proprietários estão pensando em cada detalhe do imóvel novo, e nem serviço e nem DCE ficaram de fora.

Confiram o resultado do que foi projetado para aproveitar ao máximo o espaço disponível nestes ambientes sem despertar a sensação de sufocamento.

Serviço




 DCE 



2 comentários:

Seu comentário será aprovado pela proprietária do blog e será exibido nesta página. Obrigada!