18 de março de 2015

Um olhar muda tudo


A humanização de estabelecimentos assistenciais de saúde reúne um conjunto de ações sobre diversas práticas e condições de prestação de serviços. Os hospitais são como grandes empresas abrigando diversos setores. São empreendimentos que demandam grandes investimentos e por lidarem com questões relacionadas à saúde, se torna um pouco mais trabalhoso pensar em questões visuais e de distração. Geralmente se opta pelo que é prático e menos dispendioso.

Devo dizer que é trabalhoso e oneroso, mas o ganho que se pode ter acaba sendo incalculável porque estamos falando de saúde. Saúde é qualidade de vida e tudo o que se deseja quando esta saúde está sendo afetada é sentir-se bem, confortável e acolhido. É preciso um olhar diferenciado sobre o funcionamento dos estabelecimentos que prestam assistência à saúde observando o usuário, seja ele paciente ou profissional prestador de serviço.

É preciso refletir sobre a humanização no ambiente físico hospitalar, enfatizando o conforto ambiental nos aspectos dos sons, da iluminação, da utilização de cor e do conforto térmico. Essa humanização ao mesmo tempo em que contribui com o processo terapêutico do paciente, favorece para a qualidade dos serviços de saúde prestados pelos profissionais envolvidos.



Foi pensando em questões como estas que a ONG britânica Vital Arts reuniu um grupo de artistas para colorir as paredes do London Royal Children’s Hospital. O resultado ficou incrível, confiram:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado pela proprietária do blog e será exibido nesta página. Obrigada!